Comitê Socioambiental da Jaguara articula-se com Projeto Consumo Sustentável e Ação

Reunião com os representantes do Comitê Socioambiental da Vila Jaguara.

O Instituto 5 Elementos reuniu-se, na manhã do dia 19 de março, com o Comitê Socioambiental da Vila Jaguara, no espaço Natura – Jaguara. O projeto Consumo Sustentável e Ação em Resíduos Sólidos na subprefeitura Lapa é uma realização do Instituto 5 Elementos, financiado pelo FEMA – Fundo Especial de Meio Ambiente de São Paulo – e com o apoio da Natura Cosméticos e de 28 parceiros na região.

O objetivo da reunião foi apresentar o Diagnóstico Preliminar do projeto, buscar novas parcerias com as instituições que compõem o comitê e planejar as duas oficinas do projeto que serão realizadas no distrito Jaguara. A consultora, Gina Rizpah Besen, apresentou resultados do diagnóstico sobre a gestão de resíduos sólidos na região, bem como o folder do consumo e descarte sustentáveis contendo informações sobre onde adquirir alimentos orgânicos, onde descartar os vários tipos de resíduos produzidos nas residências e ainda o que fazer com os resíduos úmidos/orgânicos para transformá-los em adubo. O mapa terá em breve uma tiragem inicial de 40.000 exemplares que serão entregues aos parceiros nas oficinas para apoiar os projetos que já desenvolvem na região.

O Comitê Socioambiental da Vila Jaguara é um grupo de representantes de empresas, órgãos públicos e entidades empenhado em buscar alternativas para os desafios presentes na região. Formado no início de 2013, o Comitê está fazendo levantamento dos projetos e parceiros que atuam localmente para, em conjunto com as empresas, articular iniciativas em busca da melhoria da qualidade de vida da população.

A ausência de áreas de lazer é um dos problemas apontados pelo grupo. “As crianças não têm um lugar para ir no período da tarde ou com a turma da escola para fazer alguma atividade”, comenta Deborah Monnerat, gestora local Lapa-Pinheiros do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS). Uma das poucas opções é o Parque Vila dos Remédios, cuja estrutura fora reformada parcialmente com o auxílio do comitê.

Para Deborah, a parceria com o projeto Consumo Sustentável e Ação pode trazer melhorias não só no Jaguara, mas na subprefeitura Lapa como um todo. “O mapa com os pontos de coleta vai ajudar a gente neste trabalho de educação ambiental, mostrando à população onde ela tem que descartar cada tipo de resíduo”, afirma.

O Comitê Socioambiental da Vila Jaguara é formado pelas seguintes instituições: Agenda 21 Noroeste; DGB Centro Oeste 1 – SVMA; JBS; Loga; Natura; Parque Vila dos Remédios; Parque Orlando Villas Boas; Projeto Criança Feliz; Programa Guri – Santa Marcelina Cultura; SEST/SENAT; Subprefeitura Lapa; TNT Transportes; e UBS Vila Jaguara.




Rua Catão, 1173 – Lapa – São Paulo/SP | CEP:05049-000

55 11 3871-1944

comunicacao@5elementos.org.br

 

Política de Privacidade

Copyright © 2019 5 Elementos - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio