Colaboradoras do Instituto 5 Elementos são eleitas delegadas pela sociedade civil da IV Conferência Municipal de Meio Ambiente

No último sábado, 27 de julho de 2013, as integrantes o Instituto 5 Elementos – Educação para a Sustentabilidade, Mônica Pilz Borba, moradora da Lapa e Juliana Belko, moradora da Mooca, exerceram sua cidadania e participaram das Prés-Conferências de Meio Ambiente nas Subprefeituras da Lapa e Sé e foram eleitas como delegadas para participar da IV Conferencia Municipal de Meio Ambiente que está focada na discussão dos Resíduos Sólidos, e que ocorrerá nos dias 31/8 e 1/9 na cidade de São Paulo.

Na Subprefeitura da Sé o evento foi dirigido pelo Secretário Simão Pedro, da Secretaria de Serviços, e pelo Subprefeito da Sé Sr. Marcos Roberto, e teve a presença de 132 cidadãos. O Sr. Simão Pedro apresentou um panorama da gestão de resíduos sólidos na cidade de São Paulo e, em particular, da região central, uma das mais problemáticas de São Paulo quanto a gestão de resíduos, tendo em vista a grande quantidade e diversidade do comércio varejista, bares e restaurantes, sobretudo o comércio de confecção e vestuário, potencial geradores de resíduos volumosos.

Outro agravante da região central são os focos de descarte inadequado de lixo e entulho. O Srs. Simão Pedro e Marcos Roberto afirmaram que vêm fazendo gestões para minimizar esses problemas, inclusive buscando acordos e parcerias com comerciantes da região.

Na Subprefeitura da Lapa, a condução foi de Salete funcionária da AMLURB e do Subprefeito Ricardo Airut Pradas com a participação de 60 cidadãos. Salete apresentou as premissas sobre a IV Conferencia, que envolve 10 secretarias neste processo e abriu a palavra aos moradores da região que pudessem falar sobre o tema. Mônica Pilz Borba falou que esta região tem muitas áreas verdes e que a compostagem deve ser uma prioridade no novo Plano de Gestão Integrada dos Resíduos para São Paulo, já que está sendo revisado e deve trazer respostas mais efetivas aos diferentes tipos de resíduos gerados em cada região da cidade. Muitos moradores reclamaram da atual coleta seletiva e da falta de comunicação das empresas com a comunidade, trazendo muito desconforto a comunidade.




Rua Catão, 1173 – Lapa – São Paulo/SP | CEP:05049-000

55 11 3871-1944

comunicacao@5elementos.org.br

 

Política de Privacidade

Copyright © 2019 5 Elementos - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio