Centro de Educação Ambiental encerra mês do meio ambiente com grande encontro

Crianças, jovens e adultos tiveram a oportunidade de manter contato direto com a natureza, preparando o solo e plantando mudas de árvores nativas.

Em uma bela manhã de sol, voluntários e parceiros do HSBC aproveitaram o último dia 30 de junho para vivenciar as infinitas atividades de sensibilização que o Centro de Educação Ambiental (CEA) de Caucaia do Alto oferece. Conduzidos pela equipe do Instituto 5 Elementos – Educação para a Sustentabilidade, o grupo participou de uma visita monitorada para experimentar na prática o conceito de uma sociedade sustentável.

O evento atraiu 60 visitantes que puderam aprender mais com tecnologias sustentáveis como a de captação da água da chuva, construções sustentáveis, aquecimento solar, tratamento de esgoto por raízes, compostagem, até a interação com o espaço de agrofloresta, o jardim em espiral e o jardim de plantas medicinais – todos apresentados ao grupo pela coordenadora institucional da ONG, Mônica Pilz Borba.

Os que já conheciam o CEA partiram então para uma ação de contato direto com a natureza, plantando mudas nativas de araucária e pitanga em áreas de mata ciliar e realizando uma rica caminhada por trilhas na Mata Atlântica. “Colocar a mão na terra, preparar o solo e plantar, além de conhecer a floresta, permite desenvolver o sentido de respeito com a natureza”, destaca Fabiana Oliveira, coordenadora do projeto pelo Instituto 5 Elementos.

Para Ednei Lopes, profissional da área de gestão de custos do HSBC e atuante no CEA desde 2008, quando o espaço foi inaugurado, o lugar permite aprender sobre as questões ambientais e conhecer pessoas engajadas em mobilizar adultos e crianças em torno da educação ambiental.  “No último dia 30, pude perceber o quanto a iniciativa está consolidada, pois além da equipe do 5 Elementos e dos voluntários do HSBC, parceiros da Sabesp e da Virada Sustentável se interessaram por conhecer nosso espaço, provando o quanto o CEA é uma escola a céu aberto e oferece benefícios para os mais diversos públicos”, expressou.

Participantes da visita realizada em 30 de junho ao Centro de Educação Ambiental de Caucaia do Alto.

Em atividade há mais de quatro anos, o centro vem se tornando referência como espaço educador, pois além de oportunizar o contato direto com a natureza, oferece um roteiro para mudanças de hábitos e boas práticas. Já recebeu mais de 5066 visitantes que aprendem sobre uso eficiente de água, tratamento biológico de esgoto ou produção de adubo caseiro e agroflorestas, por meio de dinâmicas e brincadeiras que tornam a experiência inesquecível.




Rua Catão, 1173 – Lapa – São Paulo/SP | CEP:05049-000

55 11 3871-1944

comunicacao@5elementos.org.br

 

Política de Privacidade

Copyright © 2019 5 Elementos - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio