“Café com Prosa” discute agricultura orgânica no Estado de São Paulo

Por Juliana Caffé

“Café com Prosa” foi o nome do evento promovido na UMAPAZ pelo Fundo Especial do Meio Ambiente do Município de São Paulo – FEMA, com o objetivo de realizar troca de experiências entre o Programa de Agricultura Urbana e Periurbana – PROAURP e as instituições que foram contempladas por editais do FEMA, também participaram do encontro agrônomos e interessados em geral.

Participantes do evento Café com Prosa na Umapaz- Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz

O encontro teve início com uma mesa formada por Helena Magozo, Coordenadora do CONFEMA; Eduardo Jorge, economista; e Xico Graziano, engenheiro agrônomo. Os primeiros pontos abordados foram; a importância do encontro, o conceito de sustentabilidade e a questão do aquecimento global.

Ainda neste primeiro momento, Eduardo Jorge ressaltou a ideia de ampliar a feira de orgânicos, que acontece no Parque da Água Branca, para outros parques da cidade. Chico Graziano fechou a mesa de abertura salientando que o grande desafio a ser pensado ao longo do evento é “como produzir alimentos na cidade de São Paulo sem desmatar, sem utilizar elementos químicos e pensando, ainda, no espaço urbano”. Ressaltou, também, que esse desafio é apoiado pelo FEMA e implica em um aprendizado para todos.

O “World Café” foi realizado na segunda etapa do encontro. Durante a dinâmica, os participantes foram divididos em grupos de até 5 pessoas para trocar experiências e responder a duas perguntas: “Quais são as contribuições do seu projeto para a agricultura do Estado de SP?”;  “Quais são os desafios para a construção da agricultura sustentável?”. Para que todos conversassem, a cada 15 minutos era a feita a troca de grupos. Após duas horas de conversa, muitos pontos foram levantados, e para sintetizar a discussão foi realizada a elaboração de um mural com sugestões de soluções para os problemas colocados.




Rua Catão, 1173 – Lapa – São Paulo/SP | CEP:05049-000

55 11 3871-1944

comunicacao@5elementos.org.br

 

Política de Privacidade

Copyright © 2019 5 Elementos - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio