Biopadaria elabora cardápio baseado na alimentação orgânica

Ricardo Corrêa, um dos sócios e chefe de cozinha responsável pelas receitas orgânicas.

Pensar em sustentabilidade a partir de uma alimentação mais saudável. Esta é a proposta da Wheat Organics, uma biopadaria localizada na Vila Leopoldina, Zona Oeste de São Paulo, cujas receitas são preparadas apenas com ingredientes orgânicos. Alimentos orgânicos não são apenas livres de agrotóxicos que poluem o meio ambiente e podem fazer mal à saúde, mas também são produzidos sem a utilização de adubos químicos, corantes, aromatizantes, conservantes ou de organismos geneticamente modificados. Além disso, possuem certificação do Ministério da Agricultura para garantir que foram cultivados preservando a fauna e a flora locais e os direitos dos trabalhadores do campo.

Há seis anos no setor da panificação artesanal, a Wheat elaborou o conceito de “biopadaria” ao alinhar o compromisso com a saúde à prática da sustentabilidade. “Entre as padarias da cidade, nós descobrimos que estávamos em um nicho único de cuidar da saúde, de preservar a vida e de estender este conceito para a comunidade, para o destino do lixo, para a sustentabilidade”, explica Ricardo Corrêa, um dos sócios da padaria. Em sintonia com este conceito, não são comercializados produtos prejudiciais à saúde como cigarros, bebidas alcoólicas, refrigerantes e aquelas balinhas industrializadas.

No estabelecimento, há uma variedade de produtos orgânicos como pães, bolos, tortas, cafés, iogurtes, sucos, chás, saladas e sanduíches. São comercializados cerca de 35 tipos de pães, feitos com farinha de trigo orgânica e fermento natural, cultivado diariamente, à base de água, farinha, passas e mel. Ricardo comenta que a produção de fermento vivo poderia ser mais disseminada entre as padarias para eliminar o uso de fermento biológico industrial. “Se você faz um fermento vivo aqui, faz outro na sua casa e prepara o mesmo pão, cada um vai ficar de um jeito diferente. É como se fosse uma identidade própria”, explica. No processo de produção artesanal, as características do pão mudam ligeiramente de um dia para outro de acordo com fatores climáticos como temperatura e umidade do ar.

Os ingredientes das receitas são escolhidos de acordo com as épocas de safra dos alimentos, respeitando os ciclos da natureza. “Nós seguimos o sazonal. Usamos no prato do dia as verduras que estão na época. É uma coisa legal, porque as pessoas estão sempre provando alimentos frescos”, revela Valéria Rinaldi, sócia da Wheat. A variedade de sucos bio, preparados sem água e sem açúcar, também muda de acordo com as frutas disponíveis em cada estação do ano.

O preço dos produtos orgânicos tende a ser mais elevado que o dos convencionais, porque sua escala de produção ainda é pequena. Mesmo assim, Ricardo e Valéria afirmam que o acesso a estes alimentos melhorou bastante ao longo dos anos. “Hoje tem vários itens orgânicos, várias marcas daquele mesmo produto. Assim, nós conseguimos trabalhar a nossa expertise que é a alta gastronomia”, avalia Ricardo. Alguns dos ingredientes usados na cozinha são vendidos no próprio local.

Além de aliar alta gastronomia e saúde, a Wheat Organics também se propõe a disseminar conceitos de sustentabilidade entre clientes, funcionários e fornecedores. “Estamos promovendo a sustentabilidade com essa ação de insumos orgânicos, fixando o homem no campo com dignidade e consumindo apenas produtos certificados”, argumenta Ricardo. Atento às demandas da comunidade, ele sempre deixa em cima do balcão do caixa algum abaixo-assinado promovido pelos moradores do bairro.

Os pães são preparados com farinha de trigo orgânica e fermento natural.

A padaria Wheat Organics é uma das 29 instituições parceiras do projeto Consumo Sustentável e Ação em Resíduos Sólidos na Subprefeitura Lapa, desenvolvido pelo Instituto 5 Elementos e financiado pelo FEMA – Fundo Especial de Meio Ambiente de São Paulo. Uma das propostas do projeto é desenvolver um folder do consumo e descarte sustentáveis com informações sobre como e onde descartar os resíduos sólidos domiciliares e sobre locais, como a Wheat, onde é possível encontrar alimentos orgânicos na subprefeitura Lapa.

Ricardo acredita que, para uma boa convivência em sociedade, é fundamental debater sobre o descarte de resíduos. Durante o expediente, ele costuma trocar informações com os clientes a respeito de produtos orgânicos, cidadania e sustentabilidade. Em sua avaliação, o projeto “é uma super ferramenta bem estruturada para nós utilizarmos nesta comunicação com o público. É uma peça que faltava no nosso quebra-cabeça sustentável”. Com o apoio do Instituto 5 Elementos, os donos da biopadaria pretendem implantar, ainda neste ano, um minhocário para reaproveitar os resíduos orgânicos e produzir biofertilizante.

 




Rua Catão, 1173 – Lapa – São Paulo/SP | CEP:05049-000

55 11 3871-1944

comunicacao@5elementos.org.br

 

Política de Privacidade

Copyright © 2019 5 Elementos - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio