As redes de juventude e a articulação para a Rio+20

Por André Biazoti

O encontro “Olhares da Juventude sobre o Tratado de Educação Ambiental, Rio+20 e Programa Nacional de Juventude e Meio Ambiente (PNJMA)”, realizado durante o VII Fórum Brasileiro de Educação Ambiental, reuniu cerca de 40 pessoas em dois dias de diálogos sobre o protagonismo da Rede de Juventude pelo Meio Ambiente e Sustentabilidade (REJUMA) na articulação de coletivos e grupos de jovens. A rede, conforme Diogo Damasceno, facilitador nacional, “foi criada em 2003 em Luzitânia/GO na 1ª Conferência Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente e se configura hoje como um espaço de articulação e sensibilização da juventude ambientalista”. Formada por grupos, ONGs, coletivos, instituições e INGs (indivíduos não-governamentais), a REJUMA se organiza de forma horizontal e valoriza a troca de experiências entre jovens que realizam atividades em prol do meio ambiente por todo o Brasil.

Além da apresentação da REJUMA, o encontro também contou com a presença de integrantes da rede europeia EYES (Empowering Youth in European Society) e participantes ativos da organização do território da juventude na Cúpula dos Povos, que ocorrerá paralelamente ao evento oficial da Rio+20. A experiência da rede europeia inspirou os presentes a pensarem em como articular a juventude ambientalista em uma rede latinoamericana. Foi apresentada também a iniciativa Juventude em Transição, que consiste em atividades locais protagonizadas por jovens que têm como pauta a transição para uma sociedade ecológica.

Desde 2010, a REJUMA vem promovendo encontros com jovens por todo Brasil com o intuito de articular propostas para o protagonismo juvenil na conferência da Rio+20. Integrante do grupo articulador do comitê facilitador da sociedade civil para a conferência, a rede tem se focado na organização do território da juventude na Cúpula dos Povos, que contará com atividades e propostas dos jovens para uma sociedade mais justa e igualitária. Essa organização conjunta ocorrerá por meio do Enlace da Juventude para a Rio+20, que ocorrerá nos dias 13, 14 e 15 de abril.

Para mais informações, visite o site da REJUMA (www.rejuma.org.br).




Rua Catão, 1173 – Lapa – São Paulo/SP | CEP:05049-000

55 11 3871-1944

comunicacao@5elementos.org.br

 

Política de Privacidade

Copyright © 2019 5 Elementos - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio