30 de setembro – Dia de Ação Global contra a Incineração do Lixo

Com a aprovação da Política Nacional de Resíduos Sólidos no Brasil, alguns municípios estão buscando na incineração a solução para a redução dos resíduos sólidos.

Uma ampla articulação de entidades ambientalistas e movimentos sociais contra a incineração do lixo está promovendo diversas ações, no dia 30 de setembro, com o objetivo de marcar a posição contra a queima de resíduos e ampliar a projeção nacional e internacional sobre o tema.

A mobilização em âmbito mundial vai trazer à tona o impacto do financiamento de incineradores e outras tecnologias de eliminação de resíduos, como também buscar a redução de investimentos para esses métodos. O propósito é debater questões referentes a medidas de coleta, tratamento, redução da geração de resíduos, combate à poluição, desperdício de materiais descartados e destino final. Além disso, o intuito é fomentar a discussão sobre a eficiência e a recuperação energética e as alternativas para o destino adequado dos resíduos sólidos.

Para o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis do Brasil, parceiro na luta contra a incineração, a instalação de usinas de incineração de lixo geram um grave problema social, já que atualmente existem no País mais de 800 mil catadores, e sua única fonte de renda é a coleta de materiais recicláveis.

Em São Bernardo do Campo, a recém-formada Coalizão Nacional Contra a Incineração do Lixo está organizando, no dia 30 de setembro, na Universidade Metodista, o “Seminário Resíduos Sólidos/Alternativas Sustentáveis”. Para contribuir com esse debate, estarão presentes especialistas da área no Brasil e exterior.

A meta global é suprimir as subvenções públicas para a incineração de resíduos, terminar com os subsídios do clima para os incineradores e garantir que os fundos para o clima nacional e mundial financiem as iniciativas de lixo zero. O Instituto 5 Elementos está apoiando a coalizão. Participe você também, assine aqui a Lista Contra Incineração  ou se inscreva para o Seminário Resíduos Sólidos/Alternativas Sustentáveis.




Rua Catão, 1173 – Lapa – São Paulo/SP | CEP:05049-000

55 11 3871-1944

comunicacao@5elementos.org.br

 

Política de Privacidade

Copyright © 2019 5 Elementos - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio